Andar de bicicleta, seja em modo de lazer, desportivo ou utilitário é uma experiência única que faz bem ao corpo, à mente e ao ambiente. No entanto por falta de infraestruturas ou civismo lidamos regularmente com perigos na estrada que ao fim de algumas horas, dias, transformam algo que devia ser divertido e prazeroso em algo perigoso e stressante

Para descansar desta realidade, acabamos algumas vezes encostar a bicicleta e simplesmente ir a pé, embora isso também seja óptimo.

Mas e se pudéssemos juntar o melhor das duas formas de mobilidade?

Nos anos 90, o finlandês Hannu Vierikko desenhou aquela que hoje é considerada a melhor trotineta de longa distância, a Kickbike. Com os anos a marca foi criando reputação no meio desportivo e rapidamente surgiram outras marcas a oferecerem produtos idênticos. Estes veículos que não são uma bicicleta mas também não são uma vulgar trotineta, foram apelidados de footbikes, (bicicletas de pé).



O movimento footbike cresceu e hoje são usadas não só como veículos desportivos, mas utilitários, principalmente as mais compactas.

Em cidade uma footbike pode fazer uma utilização mista com passeio e estrada, embora condicionada em alguns países devido à legislação ou características do passeio. Em Portugal, uma trotineta se não for eléctrica pode ser usada nos passeio, com o devido bom senso e respeito pelos peões.



Veli footbike

Em 2018 começamos a testar o modelo de roda 20 da Kickbike e a projectar aquilo que consideramos ser a melhor footbike para um uso diário seja em idas para o trabalho, combinação com os transportes públicos, passeios em ciclovia. Em 2019 laçamos a Hannu o desafio de podermos ter uma Kickbike no portfólio Veli e ele gentilmente aceitou.

Nasce a Veli footbike :)

Veli footbike oferece um conforto idêntico a uma bicicleta, com algumas vantagens para o corpo e a segurança pelo pé sempre próximo do chão. A velocidade não será a mesma, mas é muito mais rápida do que uma trotineta convencional ou mesmo bicicletas com menos performance. Tudo depende das nossas pernas, fazendo lembrar um pouco uma bicicleta sem mudanças. Há recordes mundiais de velocidade considerável atingidos por estas footbikes. Contudo o propósito delas é estarmos mais próximos do peão, mas sem perder a capacidade de nos deslocarmos alguns km em tempo aceitável principalmente na rotina diária